Trabalho de detetive particular: saiba como funciona

11/04/2023

Trabalho de detetive particular: saiba como funciona

Saiba mais

Uma das dúvidas mais recorrentes neste ramo é justamente como o trabalho de um detetive particular funciona. Tanto para pessoas que desejam ingressar na área investigativa como para aqueles que buscam contratar um profissional. 

Para que não haja mais questionamentos sobre esse assunto, separamos para o artigo de hoje um trabalho inteiramente voltado para que entenda de uma vez como esse investigador atua no mercado e, ainda, como ele pode te ajudar em seu caso.

Vamos lá?  

Quais são as áreas de atuação de um detetive? 

O detetive particular atua diretamente com a investigação de casos diversos, sendo assim, uma profissão que pode integrar muitas vertentes. O trabalho em si pode parecer semelhante, mas garante que os contratantes tenham as respostas que procuram. 

Com isso, conheça abaixo as áreas de atuação de um detetive: 

  • Investigação conjugal;
  • Localização de pessoas; 
  • Investigação empresarial;
  • Monitoramento de veículos;
  • Investigação familiar.

Outra área que o detetive particular pode operar seria com investigação criminal, entretanto neste caso existem algumas restrições. Ou seja, sendo algo voltado para o trabalho da polícia, um investigador só pode trabalhar no caso com a autorização do delegado responsável e do contratante. 

Um profissional capacitado pode atuar em todas as vertentes com maestria, trabalhando de forma eficiente. Com isso, para aqueles que pretendem contratar um profissional o melhor seria entrar em contato com uma empresa qualificada. 

Como um detetive particular trabalha? 

Em geral, um detetive particular trabalha com discrição e sigilo em todos os seus casos, é imprescindível que o investigado se mantenha sem qualquer conhecimento das atividades do profissional.  

O trabalho se inicia com uma conversa mais informal entre o investigador e o cliente, isso para conhecer os reais motivos para a contratação e, assim, entender melhor a situação. Após todos os pormenores serem acertados, tudo estará presente em um contrato redigido de forma correta. 

Depois disso, o contratante irá passar toda a rotina do investigado para que o detetive possa criar a melhor estratégia que contribua com o caso. Inicialmente o ideal seria realizar o trabalho em campana, ou seja, seguindo o investigado em seu dia-a-dia. 

Após isso, é possível se infiltrar em determinados locais e até mesmo entrar em contato com pessoas próximas para conhecer mais sobre o indivíduo. Isso tudo feito dentro do sigilo sem que ninguém descubra que há uma investigação em andamento. 

Ao longo de 10 dias em média, o detetive particular irá conseguir as provas necessárias se utilizando de equipamentos específicos para contribuir com o caso. Tudo isso para entregar um relatório final contendo todos os dados requeridos dentro do processo de investigação. 

Gostou? Somos a API INVESTIGAÇÕES uma agência de detetive particular que atua na área há mais de 20 anos com a colaboração de inúmeros profissionais competentes para contribuir com os casos investigativos, seja para investigação conjugal, familiar ou mesmo empresarial, temos detetives capacitados para te ajudar em seu caso. 

Continue acompanhando o blog da API, para conhecer mais sobre o tema!

WhatsApp