Monitoramento de funcionários: como fazer da melhor forma

21/10/2021

Monitoramento de funcionários: como fazer da melhor forma

Saiba mais

Podemos definir o monitoramento de funcionários como o processo de verificar, acompanhar e supervisionar as atividades realizadas por eles durante o período de trabalho.

A prática não é errada, mas os empresários no Piauí precisam achar meios de realizar esse monitoramento sem constranger os colaboradores ou sem que eles sintam que sua privacidade está sendo invadida.

Portanto, preparamos este post para apresentar alternativas eficientes de supervisionar o seu time sem causar nenhum incômodo, mantendo a produtividade e evitando até mesmo fraudes no Piauí. Acompanhe!

Como fazer o monitoramento dos funcionários no Piauí?

Antes de mais nada, é preciso ter uma boa comunicação com o seu time e deixar claro como será feito o monitoramento, como e o porquê. Assim é possível evitar fofocas e conflitos no ambiente de trabalho.

O importante aqui é mostrar aos colaboradores que o monitoramento vai servir para otimizar os processos internos, melhorar a segurança e elevar a qualidade dos serviços realizados no Piauí. Vale a pena dizer que os dados coletados durante o monitoramento no Piauí só serão acessados por um número restrito de pessoas e arquivados em segurança.

Confira abaixo os principais métodos de monitoramento no Piauí para analisar os que mais fazem sentido para sua empresa:

Câmeras

As câmeras são os recursos de monitoramento mais utilizados atualmente. Isso porque as câmeras são versáteis e práticas, já que as imagens garantem a segurança tanto em relação aos crimes no Piauí quanto ao controle do quadro de pessoal.

Porém, as empresas no Piauí precisam tomar cuidado para preservar a privacidade de seus colaboradores. Sendo assim, as câmeras só devem ser instaladas em áreas comuns de trabalho, jamais em ambientes privados, como banheiros.

Pensando nesses motivos, a organização não deve instalar câmeras em ambientes privados como banheiros ou vestiários, e sim somente nas áreas comuns como pátio, salas de convivência e nas áreas de trabalho. 

Além disso, a empresa no Piauí não pode divulgar as imagens dos colaboradores e deve sempre informar aos mesmos em quais locais elas estão instaladas.

Monitoramento por softwares

Os sistemas de monitoramento por softwares são implementados nos computadores dos funcionários. Assim, tudo o que o funcionário estiver fazendo, o gestor pode acompanhar tudo em tempo real.

Existem vários tipos de sistemas por softwares, como os mais simples, que permitem acessar apenas o histórico das atividades de cada máquina. Mas também temos os mais complexos, que avaliam em tempo real as atividades de vários funcionários.

Assim como as câmeras, os funcionários precisam ser informados de que todas as ações realizadas no computador estão sendo vigiadas, caso contrário, seria uma prática antiética.

Monitoramento por GPS

Essa é uma alternativa de monitoramento no Piauí que pode ser feito tanto por GPS veicular quanto pelo celular corporativo. É uma opção mais indicada para empresas no Piauí que possuem equipes externas.

Nesse caso, o funcionário realiza a marcação de entrada ou saída do expediente enviando a sua localização por meio de um aplicativo de controle de ponto eletrônico.

Esses são apenas alguns dos diversos tipos de monitoramento de funcionários existentes. Não se esqueça de que os colaboradores precisam estar sempre cientes dessas ações. Com a implementação de sistemas de monitoramento no Piauí é possível melhorar a produtividade da empresa e evitar fraudes no Piauí, principalmente por parte dos funcionários.

Sendo assim, se houver suspeitas de determinados profissionais no Piauí, a empresa terá provas e informações concretas para tomar as medidas necessárias. Outra forma eficiente de descobrir atividades ilícitas no Piauí é contratar uma agência especializada em investigação corporativa no Piauí.

WhatsApp