Qual a diferença entre investigação policial e particular?

26/11/2021

Qual a diferença entre investigação policial e particular?

Saiba mais

Muitas pessoas fantasiam a profissão de investigador policial e particular no Piauí, mas você sabe qual é a diferença entre contratar um detetive particular ou acionar a polícia no Piauí?

No artigo de hoje, trouxemos as informações que você precisa para entender isso e vamos explicar como cada uma pode atuar em um processo investigativo. Mas já adiantamos que a união dos dois trabalhos é essencial para alcançar resultados mais rápidos.

Continue a leitura!

O que faz um investigador particular?

Ao contratar um investigador particular no Piauí, saiba que o profissional será responsável por coletar informações particulares de certa pessoa, mas que não sejam criminais. Porém, ele também pode contribuir com os delegados responsáveis pelo caso.

Ou seja, o investigador particular no Piauí atua em casos conjugais de traições, desaparecimentos de pessoas, fraudes empresariais, problemas familiares, uso de drogas, entre outros. Com equipamentos de espionagem de ponta e técnicas avançadas de disfarce com total discrição, o investigador particular no Piauí consegue juntar todas as provas legais. 

Durante o serviço do investigador particular no Piauí, ele pode rastrear, tirar fotos, fazer filmes e gravar áudios. Para solicitar um trabalho específico do investigador particular no Piauí, saiba que ele geralmente é feito de forma independente, autônoma ou em uma agência especializada do ramo.

O que faz um investigador policial?

O trabalho de um investigador policial no Piauí abrange investigações de crimes, levantamento de provas e dados para solucionar casos criminosos mais graves, como homicídios, assaltos, fraudes e várias outras. Para isso, o investigador policial conta com ferramentas da polícia.

Vale a pena ressaltar que o investigador policial no Piauí pode realizar prisões, buscas, intimações, atender o público pessoalmente e por telefone, entre outras atividades, isso porque ele tem um horário de trabalho definido durante os plantões policiais.

Além disso, para se tornar um investigador policial no Piauí é muito mais complicado do que um investigador particular. Afinal, é preciso ter o ensino superior completo em alguma área, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), da Categoria B e o vínculo do emprego é com o Estado e não com uma agência.

Esses investigadores podem trabalhar juntos?

Como vimos acima, os investigadores particulares no Piauí atuam em casos que não são criminais. Essa é a principal diferença entre os dois profissionais!

Por exemplo, se você desconfia de que está sendo traída, não vai chamar um delegado para descobrir a verdade, não é mesmo? Porém, existem alguns casos em que o serviços dos dois investigadores no Piauí serão fundamentais para solucionar o caso o mais rápido possível.

Se o caso for um ato ilegal, o investigador particular no Piauí sempre notifica as autoridades policiais para que possam atuar juntos, desde que seja autorizado pelo delegado responsável, isso porque existe um limite de atuação.

Porquanto, o investigador particular no Piauí se limita a falar com as testemunhas, fazer observações, apresentar relatórios e outras atividades que não são tarefas policiais. Enquanto os policiais no Piauí podem realizar prisões, ter acessos a dados sigilosos ou fazer interceptações telefônicas, pois todas essas ferramentas são usadas somente pelos investigadores policiais no Piauí.

Mas não tenha dúvidas! O trabalho de ambas as profissões é extremamente importante para a sociedade. Como prova disso, o trabalho de nosso investigador particular no Piauí não para de crescer.

Caso você precise dos serviços de investigação no Piauí, entre em contato com a API- Investigações e solicite um orçamento sem compromisso com um de nossos especialistas. Estamos disponíveis e preparados para prestar um atendimento de qualidade e segurança!

WhatsApp