0800 878 9794

Investigação corporativa: como descobrir fraudes na sua empresa?

09/09/2021

Investigação corporativa: como descobrir fraudes na sua empresa?

Saiba mais

Você sabe o que é investigação corporativa? Como gestor de uma empresa, parte da sua responsabilidade consiste em proteger o negócio de fraudes e atividades ilícitas que podem causar danos severos e comprometer o futuro da organização. Até porque a maioria das companhias vítimas de fraudes não recuperam suas perdas.

Daí a importância de contratar os serviços de um detetive particular o mais rápido possível a fim de conduzir uma investigação empresarial para descobrir irregularidades por parte da gerência, funcionários ou terceiros e evitar maiores prejuízos financeiros.

Acompanhe o post e saiba melhor como funciona esse tipo de investigação. Boa leitura!

O que é fraude corporativa?

As fraudes corporativas consistem em transações ilegais e corruptas por parte de sócios e funcionários que prejudicam e muito o seu negócio. Também é comum que esses crimes sejam realizados de maneira cibernética, com invasões a dados privados e roubo de informações confidenciais.

Conheça os tipos de investigação corporativa

Existem vários tipos de investigação empresarial que podem ser empregadas dependendo da situação do seu negócio, como:

  • Investigação disfarçada: um investigador pode se disfarçar para investigar a conduta de um funcionário, como roubo, abuso de substâncias ou assédio.
  • Pesquisa de Investigação: os investigadores podem realizar pesquisas para encontrar informações sobre as empresas com as quais você faz negócios para aquisições, fusões, capital de risco, capital privado e investimentos, bem como pesquisar os antecedentes dos seus funcionários.
  • Investigação Financeira: o detetive conduz uma investigação financeira para descobrir estelionato, lavagem de dinheiro, fraudes e outros crimes relacionados.
  • E-Discovery/Investigação Eletrônica: com o e-discovery, os investigadores podem reunir informações armazenadas eletronicamente para coletar as evidências necessárias, além de restaurar dados perdidos ou apagados.
  • Investigação de corrupção: um investigador em busca de corrupção pode descobrir suborno, câmbio ilegal, fraude corporativa e espionagem industrial.
  • Investigação Forense Computacional: as técnicas de computação forense possuem o intuito de pesquisar, preservar e analisar informações em sistemas de computador para encontrar irregularidades e provas concretas para um julgamento.

Sua empresa precisa de uma investigação corporativa?

Se você está enfrentando desonestidade de funcionários, inconsistência financeira ou está duvidando da legitimidade de uma empresa com a qual negocia diretamente, a melhor alternativa é contratar os serviços de uma agência especializada em investigação corporativa.

Além dos dados básicos, outros antecedentes são checados, como o criminal e o cível, localização e experiência em empresas anteriores. Assim, com base em todos os dados colhidos, será possível indicar aqueles que, por meio de seu histórico, podem ser os principais suspeitos das ações fraudulentas.

Dependendo do caso, o detetive corporativo pode ser contratado como um funcionário comum, apenas para manter o disfarce. Assim, ele poderá conviver com os trabalhadores com discrição, sem levantar suspeitas e observar no dia a dia quem apresenta comportamentos suspeitos de investigação.

Ao final da análise, com o levantamento de provas legais, como fotos e filmagens, as evidências são claras para compor o processo judicial e defender o seu patrimônio empresarial.

Conte com a API-Investigações para serviços de investigações variadas, seja na esfera corporativa ou pessoal.

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial API Investigações www.api.det.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×