Como detectar um atestado médico falso

04/10/2022

Como detectar um atestado médico falso

Saiba mais

Por diversos motivos pode acontecer de um funcionário apresentar um atestado falsificado na empresa. Mesmo sendo uma situação desagradável é necessário que esse tipo de prática seja detida e nada melhor do que um profissional adequado para lidar com isso. Afinal, não são todos os funcionários do RH que têm capacidade de identificar quando um documento é falso. 

Com isso, um detetive particular é especializado em cuidar de toda uma investigação empresarial para que na sua instituição não haja nenhum tipo de fraude. Esse trabalho pode entrar como uma consultoria mensal com a empresa.  

Existem funcionários dispostos a burlar regras apenas para conseguir alguns dias de folga. Isso acaba gerando certos prejuízos para a empresa, então deve ser identificado. 

Pensando nisso, separamos um material todo voltado para esse tipo de situação, se desconfia do seu funcionário leia até o final para compreender tudo sobre isso. 

Boa leitura!

O que é um atestado médico? 

Mesmo sendo algo considerado óbvio é necessária uma explicação prévia para que se compreenda todo o conteúdo apresentado. O atestado médico tem como respaldo legal comprovar que um funcionário não possa comparecer em seu dia de trabalho alegando algum tipo de doença. 

Essa certificação contribui para que não seja descontado do salário do empregado ao final do mês essas horas que não foram cumpridas. E só podem ser assinadas por um médico ou dentista, ou seja, um profissional capacitado. 

O atestado acaba sendo a única saída de muitos funcionários que desejam conseguir uma folga de forma desonesta. 

Como identificar que um atestado médico é falso?  

Inicie o processo analisando a toda certificação, ou seja, os dados presentes como nome do hospital, nome do médico responsável. Verificar se existem rasuras ao longo da folha, o horário e a data devem estar no documento de forma correta. Além disso, o motivo do afastamento também deve estar presente na certificação e pode ser confirmado. 


Preste atenção quanto ao nome do médico, se por acaso um número considerável de funcionários estiver apresentando atestado de um mesmo profissional, fique atento, pois existem grandes chances de ser uma fraude. 

Caso descubra um atestado médico falso você pode demitir o funcionário por justa causa, podendo ser processado por falsidade ideológica, assim como, o médico que assinou pode responder pelos seus atos.

Por que contratar um detetive particular nesse caso? 

O detetive particular é acostumado a lidar com demandas desse tipo, sendo assim, uma empresa que gere muitos funcionários pode não ter o controle de determinados empregados que podem ter má índole. O ideal seria fazer a contratação de um investigador para lidar com o caso. 

Podendo se disfarçar como funcionário para acompanhar a rotina de trabalho, desse modo, o profissional consegue lidar melhor com toda a situação. Convivendo no dia a dia pode descobrir quais são comprometidos com a instituição e quais são desleais. Assim como, o detetive pode investigar diretamente uma única pessoa que está sob suspeita.  

Em geral, os supervisores não têm tempo para procurar se o colaborador está de fato doente. Desse modo, a contratação de um investigador é o ideal! Se está passando por uma situação parecida entre em contato com a API-INVESTIGAÇÕES para que cuidemos do seu caso. 

WhatsApp