O que um detetive particular pode ou não fazer?

30/12/2021

O que um detetive particular pode ou não fazer?

Saiba mais

Quando falamos no trabalho de um detetive particular no Piauí, a maioria das pessoas já pensa em algo cinematográfico, como vemos nos filmes e séries de investigação.

Porém, a realidade é bem diferente. Apesar de ser uma profissão que envolve riscos e que pode ajudar na atuação da polícia, o profissional de investigação particular no Piauí precisa obedecer a algumas regras.

Acompanhe o post de hoje e entenda melhor sobre o que este profissional pode ou não fazer. Boa leitura!

Pode usar distintivo?

Sim! O detetive particular não só pode usar distintivo, mas como deve! Afinal, ele vai precisar se identificar em algumas situações específicas, como para seus clientes e autoridades. Porém, o investigador particular no Piauí não pode usar distintivos semelhantes ao das forças policiais e autoridades públicas.

Pode portar armas?

Não! Um detetive particular no Piauí não pode fazer o uso de armas. Por mais que muitos profissionais afirmem que é a uma profissional de risco, o porte de armas ainda não é liberado para os detetives particulares no Piauí.

Pode usar disfarces?

Sim! O detetive particular no Piauí pode fazer uso de algum disfarce durante as investigações. Inclusive, os disfarces são usados para infiltração em certos lugares, como numa investigação empresarial, por exemplo.

Além disso, o investigador no Piauí utiliza recursos tecnológicos para coletar provas concretas que ajudem a esclarecer os casos. Portanto, uma agência de investigação particular no Piauí faz o uso de máquinas fotográficas, equipamento de escuta, câmeras escondidas em objetos como canetas e botões da camisa, gravadores de áudio e escutas internas.

Pode dar voz de prisão?

Não! O detetive particular no Piauí não tem esse poder. Se durante as investigações ele descobrir atos ilícitos ou crimes, o investigador deve entrar em contato com a polícia imediatamente. Cabe ao detetive no Piauí somente as investigações e o levantamento de provas legais.

Pode fazer declarações ou negociar informações sobre os casos que está investigando?

Jamais! Isso porque a atuação de um detetive particular no Piauí preza sempre pela máxima discrição e sigilo absoluto. Portanto, ele nunca revela ou negocia informações sobre os casos nos quais esteja trabalhando ou em que já tenha trabalhado. Caso contrário, o profissional estará quebrando o sigilo do caso. Todas as informações de clientes e demais pessoas envolvidas são totalmente confidenciais!

As provas conseguidas pelo detetive podem ser usadas na Justiça?

Sim. Como as provas coletadas durante a investigação no Piauí foram reunidas de forma legal, as mesmas podem e devem ser utilizadas na Justiça. Por exemplo, se você foi traído e está passando por um divórcio litigioso ou brigando pela guarda dos filhos, um detetive particular especializado no Piauí pode te ajudar!

Se você tiver outras dúvidas, entre em contato conosco e fale diretamente com um de nossos especialistas em investigação no Piauí. Atuamos nas mais diversas áreas de investigação, como conjugal, familiar, empresarial e localização de pessoas.  

WhatsApp