Mitomania: conheça mais sobre esse transtorno e como o detetive pode atuar

26/07/2022

Mitomania: conheça mais sobre esse transtorno e como o detetive pode atuar

Saiba mais

Mais conhecida como a doença da mentira, a mitomania é um transtorno que pode trazer diversas complicações para sua vida. Se você por acaso tem ou conhece alguém que pode ter esse transtorno, continue acompanhando a leitura de hoje para conhecer tudo sobre essa doença e como um detetive particular trabalha nessa situação. 

No entanto, não se engane, existem pessoas que utilizam dessa desculpa para trair e mentir em uma relação. Fique atento!

Vamos lá?

O que é mitomania?

As pessoas que sofrem desse transtorno psicológico são conhecidas como mentirosas obsessivas compulsivas. Em geral, o comportamento principal desses indivíduos é se utilizar da mentira para se encaixar dentro de algum grupo social. 

Toda a invenção de uma realidade completamente diferente. Para aumentar a autoestima e se sentir aceito na sociedade, pode se tornar um hábito constante e ainda causar diversos desentendimentos na relação com amigos e namorados. 

Os especialistas acreditam que os doentes não conseguem desfazer as mentiras mesmo que causem mal as pessoas ao redor. O paciente tendo consciência de seus atos mantém as mentiras até mesmo quando é confrontado. 

Saiba como identificar

É importante saber como identificar essas pessoas tanto para contribuir com um auxílio como para que você que vive em um relacionamento não confunda pessoas falsas com doentes. 

Agora conheça algumas formas de identificar esse transtorno de forma simples, primeiramente identifique se a pessoa realmente sofre desse mal, se for constatado procure maneiras de fazê-la aceitar ajuda externa. Afinal, essa condição pode ser tratada por profissionais. 

Existem algumas características que tornam mais fácil identificar quando alguém tem esse tipo de doença como: 

  • Respostas muito elaboradas para perguntas simples;
  • Sem qualquer indício de medo em ser descoberto; 
  • Várias versões de uma mesma história; 
  • Vivência de histórias muito tristes ou muito felizes; 
  • A elaboração de casos estranhos e sem qualquer motivo aparente.

Essas pessoas têm tendência a criarem situações irreais para se sentirem amados por outros. Em geral, esses indivíduos não conseguem lidar bem com a frustração de não se encaixar nas expectativas de um grupo em particular. 

A terapia é necessária nesse caso, o profissional irá ajudar o paciente a lidar com suas fraquezas sem que precise recorrer às mentiras. E ainda é possível fazer a utilização de medicamentos especializados que ajudam a controlar tais impulsos. 

Como um detetive particular pode atuar nesse caso

Um detetive particular é aquele que pode principalmente identificar esses casos, afinal, convive com traições e mentiras durante boa parte do trabalho. Logo, identificar quando é algo natural para um transtorno se torna mais fácil e é algo simples na vida de um profissional desse tipo. 

Sendo a pessoa perfeita para uma contratação, afinal, irá fazer um levantamento das evidências que podem comprovar ser na verdade um transtorno, e assim, contribuir com o encaminhamento da pessoa para um profissional capacitado. 

Se conhece alguém que sofre com esse mal entre em contato com nossos profissionais para tirar todas as suas duvidas e fazer um orçamento para sanar os seus questionamentos.

WhatsApp