18/04/2022
Saiba mais
Uma profissão dos sonhos para os amantes de investigação séria ingressar na carreira de detetive particular. Com a empresa cinematográfica trazendo a cada dia mais e mais conteúdos voltados para investigação não fica animado com esse tipo de trabalho.
Cheio de disfarces e dispositivos eletrônicos você acaba querendo fazer parte desse mundo que vemos nos filmes e séries. Para a alegria de muitos é possível se tornar um detetive particular regulamentado pelo estado.
Acompanhe o artigo abaixo para saber como você pode entrar nesse mundo de investigação.
Boa leitura!
O que define ser um Detetive Particular?
Diferentemente da ficção, na vida real não existem lupas, e muito menos você pode invadir a residência do investigado a bel prazer. Há regras a serem seguidas na ética da profissão, assim como a privacidade ainda é um fator de grande importância para o dia a dia do detetive.
A profissão de detetive particular basicamente se enquadra em operações investigativas na busca pela verdade. Coletando provas e pistas, se utilizando de diversos meios para encontrar as respostas. Ter determinação e um olhar clínico para encontrar o que está errado na rotina do investigado ou na cena do crime.
Se utilizando de disfarces e fazendo campana para acompanhar o dia do investigado fazem parte de sua rotina. E uma das habilidades necessárias nessa profissão é saber manter sigilo e discrição. Esses passos são fundamentais para que toda a operação ocorra da melhor maneira. Assim como, um investigador dispõe de diversos aparelhos para ajudá-lo a comprovar os fatos.
Principais áreas de atuação
Em geral o detetive pode atuar em muitas vertentes, mas em sua maioria fica bem concentrada em casos de infidelidade. Conheça todos os campos de atuação de um investigador particular:
- Investigação conjugal;
- Rastreamento de pessoas e veículos;
- Investigação Familiar;
- Investigação empresarial;
- Contraespionagem;
- Monitoramento de pessoas;
Outro que pode entrar nessa lista, mas de forma mais sucinta seria a investigação criminal que pode ocorrer de formas esporádicas, mas esta é mais complicada. Afinal, precisa de autorizações do Estado como de um delegado responsável. Mas em geral esses são os campos de atuação que o profissional trabalha.
Como posso me tornar um Detetive Particular?
Qualquer um pode se tornar um detetive particular se este cumprir certos requisitos como: ter mais de 18 anos e não ter problemas com a justiça. Outro fator para se trabalhar como investigador é que se tenha uma formação na área. Você pode encontrar diversos cursos disponíveis não internet. Mas já existe uma faculdade EAD que proporciona o curso completo com dois anos de duração, a Uninter.
Invista em um curso de defesa pessoal também para ajudar na sua agilidade e se caso acontecer algum incidente consiga se defender. Já que a lei não permite o uso de arma de fogo.
Se procura rotinas diferentes para sua vida e a adrenalina, ser detetive particular é o caminho certo para você! É sempre bom pesquisar o que mais se encaixar no que procura, assim como tempo de duração dos cursos e agencia que gostaria de trabalhar.
A API INVESTIGAÇÕES trabalha a mais de 20 anos proporcionando um ótimo atendimento, com descrição e profissionalismo. Para mais dúvidas sobre a assunto pode entrar em contato conosco.