Como monitorar um funcionário em Curitiba sem infringir as leis

20/09/2022

Como monitorar um funcionário em Curitiba sem infringir as leis

Saiba mais

Para aumentar a produtividade de uma empresa em Curitiba é necessário que todos os colaboradores estejam em sincronia. Tudo para que o trabalho seja convertido em ganhos para ambas as partes. Entretanto existem funcionários que podem querer se aproveitar da situação, sendo assim, podem ocorrer desvios de verbas ou fraudes. 

Até mesmo para situações em que os empregados não querem comparecer ao trabalho com desculpas e atestados que podem ser falsos. Para fazer a averiguação desses fatos é necessário investir em um profissional que entenda do assunto. 

Esse seria um detetive particular especializado em trabalhos de monitoramento em Curitiba, entretanto, é fundamental entender até onde esse serviço pode chegar. Afinal, estamos lidando diretamente com a privacidade alheia. 

Pensando nisso, entenda a parte ética de toda essa questão, e principalmente, quando o monitoramento acaba infringindo leis. 

Boa leitura! 

Monitoramento de funcionários: entenda sua importância 

Esse tipo de prática é necessário para que o andamento da empresa continue com seu máximo. O monitoramento contribui para que a execução das atividades seja acompanhada em tempo real. Desse modo, é possível identificar erros comuns que possam estar atrapalhando o desempenho da equipe. 

Por meio dos dados coletados por um profissional em Curitiba, os supervisores podem arquitetar estratégias para melhorar o andamento do trabalho. Isso gera uma melhora imediata e positiva para sua empresa. 

O que a lei diz sobre isso? 

O monitoramento é algo necessário e deve ser praticado pelas empresas, entretanto, é necessário saber os seus limites sem que os colaboradores infrinjam qualquer lei. Sendo assim, a contratação de um profissional detetive particular em Curitiba-PR, seria o melhor.

Não existe nenhuma lei referente ao monitoramento de funcionários no seguinte momento, no entanto, existem algumas legislações que podem contribuir para um melhor entendimento do assunto. 

Sendo assim, a mais conhecida seria o artigo 5º da Constituição Federal, que se refere à privacidade de cada indivíduo. O inciso X determina que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

Já o inciso XII diz que é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; 

Desse modo, fica claro que o profissional que fará o monitoramento não deve invadir qualquer meio eletrônico do indivíduo ou mesmo invadir sua privacidade com mensagens e e-mails.

Entretanto, essa não é a única legislação voltada para isso, contamos com a lei 14.132/21 também conhecida como Lei do Stalking, voltada principalmente para manter à integridade física e psicológica das “vítimas” de modo que se o contratado for identificado pode gerar complicações. 

Art. 147-A. Perseguir alguém e por qualquer um, ameaçando-lhe a meio física ou psicológica, restringindo a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo sua esfera de liberdade ou privacidade.

O monitoramento se não for adequado e feito por um profissional pode se tornar uma perseguição e gerar desconforto. Em geral, o crime de perseguição não se enquadra nesse caso, afinal, um detetive particular em Curitiba prioriza seguir todas as diretrizes do Código Penal. Para que com isso o investigado não modifique os seus hábitos.  

Por que fazer a contratação de um detetive particular em Curitiba para monitoramento? 

Um profissional adequado pode se infiltrar na empresa como empregado e, assim, acompanhar todo o processo sem ser notado. Um detetive particular em Curitiba está preparado para lidar com essas demandas e promover relatórios que contribuam com a melhora significativa da sua empresa. 

Com técnicas especializadas e com as leis a seu favor, um profissional habilitado tem a liberdade de trabalhar sem complicação. E ainda pode fazer uma vistoria por toda a instituição em busca de funcionários que possam estar fazendo espionagem para sua concorrência. 

A melhor opção para você que procura por um investigador em Curitiba seria escolher pela API INVESTIGAÇÕES.  Somos especialistas no assunto para promover um serviço de qualidade se está em busca de monitoramento de funcionários pode entrar em contato com os nossos agentes. 

WhatsApp