Catfish: o que é e como se proteger do golpe

13/01/2022

Catfish: o que é e como se proteger do golpe

Saiba mais

Você já ouviu falar sobre Catfish? Saiba que este é um dos muitos golpes aplicados no mundo todo. O termo em inglês, Catfish é o nome dado aos golpistas que criam perfis falsos para interagir com suas vítimas e conseguir enganá-las, construindo um tipo de relacionamento, principalmente amoroso, para conseguir retornos financeiros.

Acompanhe nosso post abaixo e entenda como evitar cair nessa armadilha, bem como a importância de contratar um detetive particular em Brasília especializado nesse tipo de caso. Boa leitura!

O que é Catfish?

A palavra Catfish, traduzida do inglês, significa peixe-gato e consiste em um dos mais diversos tipos de golpes utilizados por estelionatários. Conhecido popularmente como golpe do amor, o Catfish é considerado um crime cibernético com foco emocional.

Portanto, no esquema, os criminosos criam perfis falsos nas redes sociais (como Facebook e Instagram) e em aplicativos de relacionamento (como Tinder) para conquistar e enganar vítimas vulneráveis, pois demonstram certo interesse amoroso e, após conquistarem a confiança da vítima, a manipulação pelo objetivo de extorsão começa. Assim, o criminoso passa a pedir favores, fazer chantagens emocionais, extorquir dinheiro e até mesmo ameaçar o vazamento de vídeos íntimos.

Quais são os perigos do Catfish?

É importante ressaltar que qualquer pessoa pode ser vítima do golpe. Além disso, as consequências do Catfish vão muito além do prejuízo emocional, como também:

  • Extorsão de dinheiro;
  • Envio de arquivos com vírus com o intuito de roubar dados pessoais e bancários;
  • Ameaças de vazamentos de fotos e vídeos íntimos;
  • Entre outros.

Ou seja, em pouco tempo, a vítima se vê presa numa teia de aranhas sem solução. Daí a importância de contar com os serviços de uma agência de investigação especializada em Brasília.

Como evitar o golpe do Catfish?

É necessário sempre estar atento e seguir algumas recomendações para não cair no golpe, como por exemplo:

  • Desconfie de perfis nas redes sociais que possuem uma vida muito mais bem-sucedida, sem amigos em comum com você;
  • Desconfie de perfis de pessoas estrangeiras, com profissões reconhecidas, que demonstrem um interesse repentino;
  • Pesquise o nome da pessoa em ferramentas de busca para verificar se ela está roubando o nome e a imagem de outra pessoa;
  • Peça para conversar por vídeo, com a câmera ligada, e desconfie se a pessoa sempre se recusar;
  • Se a pessoa pedir dinheiro emprestado, desconfie!
  • Não abra arquivos enviados sem o antivírus para evitar o roubo de dados;
  • Não forneça informações e nem fale sobre seus familiares.

Acredita que tenha caído no golpe? Conte com um detetive particular em Brasília!

Se você acredita já estar envolvido como vítima em um golpe de Catfish, não se desespere! Contrate agora mesmo a API INVESTIGAÇÕES para que os nossos detetives particulares em Brasília possam elaborar uma estratégia adequada para identificar quem está por trás disso e preservar a sua identidade, evitando o vazamento de quaisquer dados. Afinal, nosso profissional possui a experiência necessária na área para conduzir o caso da melhor forma, proporcionando tranquilidade ao cliente e contando com equipamentos de ponta para solucionar o seu problema o mais rápido possível.

WhatsApp