Investigação corporativa: quando deve ser feita?

25/08/2022

Investigação corporativa: quando deve ser feita?

Saiba mais

Se possui uma empresa ou negócio é natural ter diversos funcionários a sua disposição, sendo assim, é necessário transmitir confiança a todos os colaboradores. No entanto, isso não impede de ter funcionários que não tenham boa índole. 

Ou seja, o funcionamento saudável de uma empresa depende de toda uma cadeira de empregados que muitas vezes podem não querer contribuir com o seus ganhos. Desse modo, para descobrir esse tipo de pessoa é preciso um profissional. Um detetive particular é o mais indicado nesses casos. 

Pensando nisso, o artigo de hoje é voltado para explicar como funciona toda essa operação na prática e os motivos para fazer a contratação de um profissional habilitado da área. Aproveite a leitura até o fim para não perder nada! 

Quando realizar uma investigação corporativa? 

Fraudes corporativas deixam rastros e pistas que um detetive particular tem o treinamento adequado para achar. Uma investigação deve ser feita quando gestores ou mesmo supervisores começam a notar mudanças na parte financeira como balanços do mês ou mesmo quando projetos começam a sumir ou ser plagiados pela ocorrência. 

Esses fatores podem indicar que um espião esteve ou faz parte da empresa, desse modo, pode roubar informações e fornecê-las para outras empresas do mesmo segmento. Funcionários que possuem uma má índole podem se aproveitar de algum deslize para causar fraudes na parte financeira do negócio. 

Se notar esses pontos deve ser feita a contratação de um investigador especializado na parte corporativa, assim, este pode cuidar de toda a situação sem problemas. 

O que um detetive particular pode fazer nesse caso? 

Um detetive particular é fundamental para esse tipo de operação, em pouco tempo pode fazer uma avaliação de tudo que se passa em uma instituição e ainda contribuir para que não tenha tantos prejuízos. 

Inicialmente o cliente passa todas as informações sobre a empresa e o que de fato lhe deixou com suspeitas. Em seguida, o detetive particular irá montar uma estratégia para conseguir aprender mais sobre a instituição. Ou seja, pode fazer uma infiltração como empregado para conhecer os funcionários mais de perto. 

Assim, pode acompanhar alguma conversa suspeita entre os empregados, podendo até mesmo descobrir quem de fato é fiel a empresa. Ainda pode fazer todo o balanço do mês e averiguar o sistema interno da empresa para qualquer desvio. 

Um dos pontos que o detetive também pode cumprir é o de fazer uma varredura por toda a empresa atrás de espionagem como escutas e câmeras eletrônicas. 

Mesmo que não haja suspeitas pode fazer uma investigação preventiva na sua empresa, assim, pode garantir que nada de errado está de fato acontecendo. Mas se existir alguma fraude ou roubo o detetive particular já irá identificar e, desse modo, não terá um prejuízo vasto. 

Se suspeitar de algo em sua empresa pode entrar em contato com a API Investigações, estamos prontos para te atender. Com profissionais especializados em lidar com investigação corporativa com maestria. Estamos no mercado há mais de 20 anos resolvendo casos de todas as vertentes para contribuir com os seus problemas. 

Gostou? Para mais conteúdos incríveis como esse continue acompanhando o nosso blog investigativo para conhecer muito mais sobre o assunto.   

WhatsApp