Investigação de assédio: como é realizada?

01/11/2022

Investigação de assédio: como é realizada?

Saiba mais

Em qualquer empresa é possível que você acabe sofrendo algum tipo de assédio moral ou sexual. Mesmo que seja categorizado como crime, diversos casos são notificados, mas acabam não conseguindo uma resolução satisfatória por falta de comprovações. A melhor opção nesses casos é justamente fazer a contratação de um profissional especializado em investigação.

Pensando nisso, separamos dados que podem te ajudar na identificação de assédio na sua empresa e, claro, como um detetive particular pode atuar nesse segmento para contribuir com o seu caso.

Aproveite a leitura!

Investigação de assédio no trabalho 

As principais características desses atos são justamente provocações de diversas formas cometidas com o consentimento das vítimas ou não. Esses atos também podem ser públicos ou mesmo privados, o importante é saber identificar quando você está se sentindo ridicularizado no ambiente de trabalho. 

Para casos de assédio, o profissional se utiliza dos mesmos métodos que em uma suspeita de fraude ou corrupção. Com a investigação empresarial em andamento, o detetive particular vai em busca de provas que ajudem a vítima. 

Conheça os comportamentos que se enquadram como assédio

Se você está se sentindo desconfortável ou mesmo ridicularizado no seu ambiente de trabalho isso pode ser um forte indício de que está sofrendo algum tipo de assédio. 

  • Toques indesejados;
  • Pressão com alguma característica;
  • Comentários explicitamente sexualizados;
  • Abusos verbais e físicos;
  • Qualquer tipo de ridicularização com base na sua raça, sexualidade e religião;
  • Encurralar alguém em um lugar limitado;
  • Beijos sem consentimento;
  • Sobrecargas de tarefas;
  • Pedidos sexuais; 
  • Massagens indesejadas.

Em último lugar temos casos claros de estupros que não precisam estar na lista acima, afinal, não existe qualquer justificativa para esse ato de abuso sexual. Com isso, pode compreender melhor quais são os atos que se configuram como assédio. 

Como consequência desses assédios podem apresentar diversas doenças físicas e emocionais para os funcionários que sofrem por várias vezes com esses atos. 

Como um detetive particular pode atuar? 

Um profissional na área é fundamental para que a resolução do caso venha à tona, disponibilizando as penalidades e indenizações necessárias. Afinal, o detetive é aquele que promove a resolução dos seus problemas. Quando você não vê saída e precisa de ajuda, esse é o profissional certo. 

Com toda a experiência em investigação, o detetive particular conseguirá provas suficientes que contribuam para o seu caso. Esse que se precisar pode ser levado a julgamento e com as comprovações adquiridas pelo investigador tudo pode ser facilitado. 

Com técnicas e equipamentos especializados, o detetive particular pode fazer uma estratégia para conseguir as provas necessárias. Fazendo uma infiltração na empresa, com gravações e monitoramento de áudio. O importante é que essa supervisão por ser feita por um profissional se torna legal em um tribunal. 

Outra forma também seria através de entrevistas com funcionários que estejam dispostos a testemunhar com base nas acusações. 

A API INVESTIGAÇÔES é uma agência de detetives especializada em disponibilizar o melhor para você. Com profissionais de ponta, o seu caso é resolvido em poucos dias, se está sofrendo com algum tipo de assédio no seu trabalho entre em contato com nossos profissionais e agende uma conversa. Estamos no mercado há mais de 20 anos proporcionando sempre o melhor. 

Para conhecer mais sobre esse mundo continue acompanhando o nosso blog!

WhatsApp