Conheça 5 motivos para contratar um detetive empresarial

04/05/2023

Conheça 5 motivos para contratar um detetive empresarial

Saiba mais

Em uma empresa acaba sendo necessário que exista confiança entre os colaboradores, isso para que tudo se mantenha em ordem. Entretanto, em toda instituição há pessoas desleais que tem o intuito de prejudicar o seu empregador, tanto com espionagem ou mesmo fraude e corrupção

Pensando nisso, separamos um material para que possa conhecer mais sobre a investigação empresarial e, principalmente, entender os motivos que levam a contratação de um profissional para contribuir com o melhor para sua empresa. 

Aproveite a leitura! 

Investigação empresarial: o que é? 

Inicialmente é preciso compreender do que se trata uma investigação empresarial antes de conhecer as motivações que contribuam para a contratação de um detetive. Sendo assim, este nada mais é do que um trabalho inteiramente voltado para as empresas. Todo tipo de corrupção, roubo ou mesmo problemas dentro do ambiente empresarial podem ser investigados por um detetive particular.

Em geral, este serviço pode ser feito de forma preventiva, assim, o profissional atua em prol de descobrir algo fora do normal na empresa. Ou mesmo o próprio cliente pode ter as suas suspeitas e já indicar o que espera do trabalho. Tudo depende da estratégia, desse modo, o detetive particular acaba até mesmo se infiltrando em muitos casos para se manter no anonimato e estar próximo de todos os funcionários. 

Isso permite que o contratado possa vasculhar toda a estrutura à procura de possíveis escutas. Assim como, trabalhar em conjunto com outros colaboradores para descobrir aqueles que são desleais e possam estar roubando informações da empresa. 

Saiba os 5 motivos para contratar um detetive nesse caso 

Agora que já entende o que uma investigação empresarial entrega, conheça as motivações que podem levar a esta contratação. Acompanhe abaixo: 

1 – Concorrência desleal 

Começamos com a concorrência desleal que atua diretamente quando empresas concorrentes trabalham com diversas práticas que contribuam com a queda no rendimento ou mesmo roubo de dados em outras empresas. Isso entra como espionagem empresarial e pode ser combatida pelo detetive particular. 

2 – Assédio moral 

O assédio moral é a exposição e ridicularização de um indivíduo dentro da corporação, de forma repetitiva e que cause transtorno para o funcionário. Um profissional da área pode iniciar uma investigação para conseguir provas que contribuem com as devidas condenações, seja na empresa ou mesmo de forma judicial. 

3 – Vazamento de dados 

Interferências de fora ou dos próprios colaboradores podem trazer consequências para o seu negócio. Isso caso haja vazamento de dados, como contas, projetos e até mesmo informações sigilosas. Falha na segurança e nos protocolos acaba trazendo a necessidade de um profissional, este vai investigar tudo o que ocorreu para buscar os culpados. 

4 – Chantagens 

Uma situação que pode acontecer em um ambiente corporativo é receber ameaças e chantagens, caso já tenha informações vazadas. Em geral, há sempre exigências que se forem cumpridas haverá consequências. O detetive particular pode atuar em busca dessas provas, assim garantindo com que o cliente possa entrar com um processo contra este indivíduo. 

5 – Atestados falsificados 

Muitos funcionários buscando por uma folga ou mesmo trapacear acabam levando atestados falsos para comprovarem os seus dias de falta de modo a serem remunerados. Caso desconfie de que algo está acontecendo é preciso acionar o setor de Recursos Humanos para que este esteja ciente e, ainda, contratar um profissional para averiguar melhor. 

Gostou do conteúdo? 

A API INVESTIGAÇÕES é uma agência altamente renomada que trabalha com qualidade e confiança para entregar um serviço ágil para você. Contando com mais de 20 anos de experiência, estamos mais do que prontos para te ajudar a solucionar todos os casos. Com isso, se estiver com problemas na sua empresa que deseja fazer uma investigação, entre em contato para um orçamento. 

Para conhecer mais do assunto, continue de olho em nosso blog! 

WhatsApp