Quais são as principais técnicas de uma investigação empresarial?

16/09/2021

Quais são as principais técnicas de uma investigação empresarial?

Saiba mais

Uma investigação empresarial é um trabalho complexo, que exige detetives experientes e ferramentas de ponta para o levantamento de dados e provas concretas com total sigilo e cautela para não trazer nenhum prejuízo à empresa.

Sendo assim, preparamos este post para tirar as suas dúvidas sobre quais são as técnicas mais utilizadas pelas agências de investigação corporativa. Acompanhe a leitura até o final!

O que é a investigação empresarial?

Uma investigação empresarial tem como objetivo conseguir provas da existência de fraudes, desvio de verbas, sonegação, vendas de informação, chantagem e outras atividades ilegais do setor corporativo. Vale a pena dizer que a investigação empresarial serve tanto para comprovar, como para descartar suspeitas.

Os serviços de uma investigação empresarial podem ser solicitados por empresas de todos os portes para encontrar o responsável pela má conduta dentro da organização.

Quando contratar uma investigação empresarial?

Como dissemos acima, os gestores precisam recorrer à uma agência de investigação empresarial assim que identificarem qualquer tipo de atividade suspeita, como desvios financeiros e uma atuação desleal de um concorrente, por exemplo, que pode estar relacionado à venda ilegal de informações da empresa, como estratégias de mercado.

Contratar um detetive corporativo é a melhor alternativa para evitar que sua empresa seja prejudicada financeiramente, o que também pode afetar a reputação do seu negócio. Além disso, é a forma mais segura para solucionar o caso o mais rápido possível e, consequentemente, evitar que um colaborador seja punido injustamente.

Quais são as principais técnicas de investigação empresarial?

Existem uma série de técnicas de investigação empresarial que podem ser empregadas, como por exemplo:

  • Escutas telefônicas com autorização do responsável pela linha;
  • Uso de gravadores de áudio e vídeo;
  • Revisão dos livros de registro do setor analisado;
  • Monitoramento constante do funcionário sob suspeita;
  • Uso de softwares para monitorar atividades de espionagem;
  • Realização de disfarce e infiltração como funcionário ou fornecedor para acompanhar de perto as ocorrências do dia a dia;
  • Uso de câmeras escondidas para capturar momentos de fraude.

A investigação empresarial também abrange a investigação de candidatos para uma futura vaga de emprego, ou seja, é uma medida preventiva para garantir a segurança da sua empresa.

Outro método de investigação empresarial é a contraespionagem, que serve para proteger sua empresa da espionagem industrial, evitando que seus concorrentes possam ter acesso às informações do seu negócio para prejudicar sua marca no mercado. Aqui, câmeras e gravadores de áudio bem menores são implantados e ficam imperceptíveis dentro de uma empresa.

Dessa forma, assim que o detetive identificar os aparelhos espiões, o gestor da empresa pode pensar na melhor estratégia para seguir: retirar os aparelhos imediatamente e interromper a espionagem ou manter os equipamentos para manipular o espião e recolher mais provas.

Vale ressaltar que, os equipamentos de espionagem da agência de investigação empresarial escolhida devem ser modernos, para que você possa ter acesso a um relatório completo, com provas concretas para a solução do caso. Por isso, ao escolher um detetive de investigação particular, analise bem e se certifique de que ele investe em tecnologia de ponta e tenha uma vasta experiência no ramo, como a API – Investigações.

WhatsApp