Sinais de que seu funcionário pode estar roubando a empresa

27/09/2021

Sinais de que seu funcionário pode estar roubando a empresa

Saiba mais

Por mais que os processos seletivos estejam cada vez mais complexos, muitas das vezes é impossível conhecer o caráter do funcionário contratado por completo. Isso comprova o porquê de o roubo no local de trabalho ser mais comum do que a maioria dos empresários imaginam.

Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de mostrar quais são as ações mais suspeitas que podem indicar que um colaborador esteja roubando a empresa. Você também vai entender a importância de contratar um detetive particular para conduzir uma investigação empresarial para a coleta de provas concretas.

Boa leitura!

Compras caras ou mudança significativa no estilo de vida

Um dos sinais que podem indicar que um funcionário pode estar roubando a empresa é quando ele começa repentinamente a adquirir itens de luxo, principalmente em grande quantidade. Obviamente que isso por si só não comprova de fato a ação ilegal. Afinal, ele apenas pode ter economizado há muito tempo ou ter feito as compras na prestação, entre outros.

Daí a importância de estar atento aos outros sinais a seguir e contratar uma agência especializada em investigação corporativa para descobrir a verdade.

Mudança repentina nos hábitos de trabalho

Um forte indício de que seu funcionário pode estar roubando é quando ele chega muito cedo na empresa e fica até mais tarde, mesmo quando todos os outros colaboradores já foram embora. Se ele não tinha esse hábito e não teve nenhuma alteração na carga de trabalho, talvez algo de errado esteja ocorrendo.

Problemas com folha de pagamento, viagens e registros de despesas

Sabemos que todos os funcionários podem cometer erros, porém é importante que todas as divergências contábeis sejam identificadas. Fique de olho naquele colaborador que sempre possui problemas com a folha de pagamento ou de despesas, aquele que sempre reporta mais horas do que realmente trabalhou e que perde os recibos frequentemente, por exemplo. Todos esses podem ser mais sinais de que um funcionário está roubando a organização.

Por que contratar um detetive de investigação empresarial?

Independente do ramo, empresas de quaisquer portes podem sofrer roubos por parte de funcionários, o que pode gerar um grande prejuízo financeiro para a organização. E, não se engane! Geralmente as fraudes são cometidas pelos colaboradores que menos esperamos, como os mais antigos e os de confiança. Sendo assim, para evitar que esse tipo de problema continue acontecendo, conte com um detetive particular para realizar uma investigação com total sigilo e discrição, que atue coletando provas reais para processos judiciais, se necessário, através de ferramentas de ponta.

Também indicamos a instalação de câmeras nos locais de trabalho, o que não é proibido. Você precisa apenas ter o consentimento para filmar os indivíduos. Além disso, é importante sempre aparecer nos postos de trabalho (sem avisar) e manter uma comunicação clara com o seu time, realizando perguntas simples sobre o cotidiano e as atividades. Se o funcionário responder de forma defensiva ou demonstrar apreensão ou comportamentos que ele nunca teve antes, é sinal de que ele pode ter feito algo de errado.

WhatsApp