Investigação criminal: como o detetive particular em Joinville pode atuar

06/10/2022

Investigação criminal: como o detetive particular em Joinville pode atuar

Saiba mais

Quando há uma investigação criminal está em andamento é natural que a polícia seja chamada para fazer toda a varredura do local e, assim, assumir o caso. No entanto, existem casos em que a família pode chamar um profissional de confiança para ajudar na situação. 

Um detetive particular tem o seu campo de atuação bem vasto, sendo assim, na área investigativa pode alcançar diversos patamares. E um deles seria voltado para a parte criminal.

Com isso em mente, acompanhe abaixo o post de hoje para que conheça tudo sobre o trabalho de detetive particular quando é focado na parte de investigação criminal. Quais as restrições e como ele pode atuar em Joinville. 

Acompanhe até o final!

Conheça sobre a lei do detetive particular 

A profissão de detetive particular se tornou regulamentada nos últimos anos quando o governo nacional reconheceu os profissionais atuantes na área de forma legal. A lei 13.432/17 foi promulgada com o intuito de fiscalizar o trabalho. 

Nela é atestado todos os pormenores da profissão e como um investigador particular deve atuar. Sendo assim, referente a questão abordada existe um artigo que fala especificamente do trabalho de um detetive particular quanto à investigação criminal. 

Art. 5º O detetive particular pode colaborar com investigação policial em curso, desde que expressamente autorizado pelo contratante.

Parágrafo único. O aceite da colaboração ficará a critério do delegado de polícia, que poderá admiti-la ou rejeitá-la a qualquer tempo.

Ou seja, o profissional em exercício pode trabalhar em conjunto em um caso criminal, mas precisa de autorização do delegado responsável e do próprio contratante. Já no artigo 10, temos os pontos da legislação que é vedada ao investigador profissional, em especial o inciso quarto que se refere à atividade com a polícia. 

Art. 10. É vedado ao detetive particular:

IV – participar diretamente de diligências policiais;

Sendo assim, um detetive particular em Joinville pode participar de investigações policiais se assim for autorizado. 

Afinal, o detetive particular pode atuar em uma investigação criminal em Joinville? 

Como citado acima, o detetive particular em Joinville pode sim participar de uma investigação criminal, no entanto, ele não tem a permissão para iniciar um caso. Ou seja, se encontrar algo referente a isso, tudo deve ser passado para as autoridades da região após comunicar ao contratante. 

Um detetive particular em Joinville tem como papel encontrar possíveis pistas e desvendar qualquer mentira quando contratado. Em geral, os seus serviços são voltados para a área investigação conjugal, familiar e empresarial.

Assim como, para a área de localização de pessoas e veículos. Mas pode acontecer de chegar um pedido do próprio contratante para que o detetive auxilie nas investigações. 

Cada caso é único! Para conhecer mais sobre o mundo investigativo continue acompanhando o blog da API INVESTIGAÇÕES! 

WhatsApp