Fraude trabalhista: saiba quais são e conheça suas penalidades

12/10/2022

Fraude trabalhista: saiba quais são e conheça suas penalidades

Saiba mais

Quando funcionários agem de má fé na sua instituição como adulterar documentos, falsificar atestados, abusar de outros indivíduos da empresa, entre outras situações podem ser demitidos por justa causa por estarem cometendo fraude trabalhista

No entanto, para que isso seja comprovado é necessário ter provas concretas para que o seu funcionário que está lhe causando prejuízos saia da empresa sem receber os direitos, afinal, ele deliberadamente provocou a própria demissão. 

Com isso em mente, conheça mais sobre fraudes trabalhistas e as penalidades que podem ser aplicadas nesses casos. Além disso, saiba como um detetive particular pode atuar na sua empresa para que esse tipo de situação não aconteça. 

Boa leitura!

Conheça alguns exemplos de fraudes trabalhistas

Por muitas vezes acabamos não notando quando um funcionário está de fato sendo de má índole e, assim, atrapalhando o andamento da empresa. Com furtos e extorsões, a sua instituição acaba sendo vítima de todo o tipo de fraude. No entanto, os empregadores também podem cometer violações dos direitos dos trabalhos.

Sendo assim, existem diversas fraudes trabalhistas cometidas tanto pelo empregado como pelo empregador. Conheça agora alguma delas, iniciando pelas realizadas por funcionários: 

  • Venda de mercadorias no local de trabalho; 
  • Falsificação de atestados; 
  • Adulterar cartão de ponto; 
  • Discriminação por raça, religião ou sexualidade; 
  • Desvio de verbas; 
  • Roubo de bens materiais ou projetos da empresa;

Agora conheça algumas das fraudes que podem ser cometidas por empregadores desonestos: 

  • Pagamento de salário por fora do registro; 
  • Pejotização do funcionário para que abra mão da CLT;
  • Adulterar cartão de ponto para não pagar horas extras; 
  • Não registrar o funcionário na carteira de trabalho. 

Esses atos podem ser de má índole de ambas as partes e, com isso, devem ser descobertos para que as devidas penalidades possam ser aplicadas. 

Quais são as penalidades por fraude? 

Como pôde compreender uma fraude trabalhista nada mais é do que um ato de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação da legislação. Sendo assim, existem penalidades que podem ser aplicadas tanto ao funcionário quanto ao empregador. No entanto, é preciso em muitos casos que se tenha provas do ocorrido. 

Se a fraude trabalhista for cometida por um funcionário sua penalidade pode variar de uma simples advertência verbal e escrita para suspensão e até mesmo demissão por justa causa. Já para o empregador que comete uma dessas fraudes este pode ser multado, processado e até mesmo pode receber uma pena de detenção. 

Como um detetive particular pode ajudar? 

O profissional pode iniciar uma investigação empresarial buscando provas que exponham o empregado para que o contratante possa demitir por justa causa o seu funcionário.

Se não for comprovado que o investigado está mentindo, pode acontecer de o contratante ter de pagar todas as verbas rescisórias que lhe são de fato um direito. Isso acaba entrando como uma preventiva por parte da empresa. 

Já com o funcionário pode utilizar dos serviços do detetive para comprovar que o empregador comete fraudes trabalhistas e ainda sim mantém inúmeros funcionários. 

A API INVESTIGAÇÕES é uma agência de detetive especializada em investigações empresariais para que não tenha mais dor de cabeça. Se precisa de um profissional para descobrir se de fato existem fraudes acontecendo na sua empresa ou mesmo se você sofre algum abuso dentro da sua instituição de trabalho e quer comprovações, entre em contato com nossos agentes. 

WhatsApp