Alienação Parental: entenda como isso afeta o seu filho

07/02/2023

Alienação Parental: entenda como isso afeta o seu filho

Saiba mais

Uma separação é um momento que pode causar muito estresse em todo o entorno, mas principalmente para a criança que acaba vendo toda a situação se desenrolar. Ainda existem casos em que o menor pode se culpar pelo ocorrido. Entretanto, é preciso que seja explicado que nada daquilo é de fato responsabilidade dele. 

Com isso em mente, separamos um material para que conheça mais sobre a alienação parental e como ela pode afetar a vida da criança. 

Boa leitura!

O que é alienação parental? 

A influência gerada por um dos pais de forma negativa na criança é configurada como alienação parental. Este é o nome denominado para a interferência na formação emocional do indivíduo em relação a um dos pais. Esta é uma série de atitudes que podem causar problemas para o seu filho. A manipulação é um dos principais sinais de que existem estes fatos na vida da criança. 

Quando há um divórcio uma das partes pode não estar satisfeita, e isso afeta muito a criança. Existem alguns fatores que podem denunciar um caso de alienação parental. Confira abaixo algumas características para que sua identificação seja clara: 

  • Omissão de informações dos filhos; 
  • Manipulações e chantagens com os pequenos; 
  • Mentiras sobre o outro genitor; 
  • Críticas frequentes sobre o relacionamento passado; 
  • Proibição de ver o pai ou a mãe. 

Essa situação quando identificada deve ser detida o quanto antes para que não afete o psicológico do menor. 

Saiba como isso afeta a vida da criança

Essa situação pode afetar de forma negativa todo o crescimento emocional do indivíduo, já que quando há uma separação, toda a vida da criança muda. Afinal, ela terá que se deslocar para outra casa, agora tendo duas residências. Nesse momento sentimento de culpa e insegurança podem surgir atrapalhando o desempenho dela em sua rotina. 

Com isso, a alienação parental pode afetar o adolescente de formas diferentes, podendo assim, desenvolver depressão, ansiedade, dificuldade de assimilação da parte acadêmica, aumento na agressividade e entre outros fatores.  

Como detetive particular pode te ajudar? 

A profissão de detetive particular é voltada principalmente para solucionar casos de desconfianças dos clientes. Ou seja, caso esteja suspeitando do seu parceiro(a), um detetive pode iniciar uma investigação para averiguar a situação e promover todas as comprovações que precisa. 

Isso também ocorre em casos de alienação parental, um dos pais pode pedir uma investigação familiar, está voltada para o adolescente ou mesmo para o ex-companheiro. Isso para descobrir se está havendo manipulação por parte deste indivíduo em cima do menor de idade. 

Por meio de entrevistas, campana e outras técnicas investigativas, o detetive pode averiguar o que de fato está acontecendo e, assim, passar todas as informações para o contratante. Isso garante com que toda a situação que esteja acontecendo pare e você possa lidar melhor com o emocional da criança. 

O afastamento acaba sendo inevitável quando a guarda é unilateral. No entanto, para que a situação não se torne uma alienação parental é preciso que ambas as partes entrem em um consenso para que a criação do menor seja prioridade independente de todo o incidente dos dois. 

Gostou do conteúdo de hoje? A API INVESTIGAÇÕES é uma agência de detetives renomada que está no mercado contribuindo com casos ao longo de todo o território nacional há mais de 20 anos. Com qualidade de serviço, pode contar com os profissionais responsáveis para cuidar do seu caso com maestria. Trabalhamos com inúmeras vertentes da investigação como é o caso da familiar, citada acima.   

WhatsApp