Cyberbullying: o que é e como um investigador pode trabalhar nesse caso

04/08/2022

Cyberbullying: o que é e como um investigador pode trabalhar nesse caso

Saiba mais

Com os intensos avanços tecnológicos se tornou cada vez mais comum que sejamos dependentes da internet para tudo que vamos realizar no dia a dia. Desse modo, a vida nas redes sociais é constante com suas postagens todos acabam sujeitos a julgamentos, e isso, pode gerar abusos e desconfortos.

Sendo assim, os assédios ou bullying cometidos em ambientes eletrônicos podem ser muito prejudiciais e atingem principalmente os adolescentes que sofrem com perseguições e humilhações nas redes sociais.  

Isso pode causar diversos problemas psicológicos como depressão, ansiedade e crises de pânico. O ideal nesses casos quando percebe que algo desse tipo está acontecendo é fazer a contratação de um detetive particular para cuidar do assunto. 

Confira abaixo tudo que precisa saber sobre cyberbullying e como um profissional pode lidar com isso. Aproveite a leitura! 

O que é Cyberbullying?

O próprio nome sugere uma junção de suas palavras de origem inglesa, sendo elas “cyber” que vem da palavra cybernetic, que com tradução livre é cibernético. Palavra essa que remete a internet ou rede de comunicação.

Já a segunda sentença é bullying, umapalavra que é a junção entre bully, que significa valentão, e acrescenta o sufixo “ing” que indica ação e transforma em verbo. 

O bullying em si é uma forma depreciativa de causar agressão física, verbal e psicológica que acaba se mostrando contínua. Agora unindo com a internet, o cyberbullying nada mais é do que todo o tipo de assédio que cause perturbação em um indivíduo, por meio de mensagens, fotos e vídeos. 

Tudo que causa humilhação, desconforto ou mesmo vexame em redes sociais se enquadra no assunto. Existem inúmeros casos dos famosos “cancelamentos” que geraram problemas graves, ainda mais com pessoas que não sabem lidar com a fama e acabam até cometendo suicídio. 

Mesmo sendo online, esse tipo de agressão pode contribuir com efeitos devastadores no psicológico das pessoas que estão sofrendo. Mesmo simples palavras ou opiniões depreciativas podem ser extremamente problemáticas. 

É imprescindível que quando você notar que algum adolescente próximo ou mesmo um adulto esteja sofrendo com ataques cibernéticos que um profissional seja chamado para cuidar do caso. 

Como um detetive particular pode ajudar nesse caso? 

O ideal se você sofre com cyberbullying é manter contato com as pessoas próximas para que não sofra esse tipo de situação sozinho. Quando tratamos de casos com assédio e bullying o detetive particular pode atuar de diversas formas para conseguir ajudar na situação. 

Se no contexto o agressor for anônimo, o investigador irá procurar por rastros deixados nas redes sociais que identifiquem o indivíduo. O detetive particular possui equipamento tecnológicos e técnicas investigativas próprias para cuidar de todo o caso sem complicação.

Os profissionais também podem extrair informações das redes sociais como fotos, vídeos, e-mails e mensagens de texto como evidências da ocorrência. Tudo é feito para trazer alívio às vítimas e claro para que posteriormente esses dados possam ser usados em processo civil ou criminal. 

Esses casos podem até mesmo ser levados para a justiça, com a comprovação certa atestada por uma profissional. Afinal, cyberbullying configura-se como crime contra a honra praticado em meio virtual. 

Se está sofrendo com algum tipo de abuso ou assédio nas redes sociais entre em contato agora mesmo com nossos profissionais da API INVESTIGAÇÕES. Cuidamos de toda a situação em poucos dias para que o seu sofrimento tenha fim. 

Para conhecer mais sobre investigação continue acompanhando nosso blog! 

WhatsApp