Saiba identificar se o seu filho está sendo maltratado pela babá

23/09/2021

Saiba identificar se o seu filho está sendo maltratado pela babá

Saiba mais

Encontrar uma babá que cuide bem dos seus filhos nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Afinal, hoje em dia vemos inúmeros casos de pais que contratam profissionais despreparados, deixando os filhos sujeitos a maus tratos, o que gera traumas irreversíveis.

O problema é que nem sempre esses maus tratos ficam claros. No post de hoje, vamos apresentar alguns sinais que podem ser observados e que indicam que algo de errado está acontecendo. Ao identificá-los, isso significa que está na hora de buscar um detetive particular para realizar uma investigação familiar. Acompanhe a leitura!

Mudança repentina de comportamento

A mudança de comportamento é o primeiro sinal de que algo pode estar acontecendo com seu filho, como os maus tratos, principalmente quando você percebe alterações de humor na presença da babá. Se seu filho costumava ser uma criança mais calma e, depois que a babá passou a cuidar dele, ele se tornou mais agressivo, esse é um claro indício de que algo está errado e requer uma investigação maior.

Alteração no sono

Fique atento a qualquer alteração no sono do seu filho, ainda mais quando ocorrem despertares noturnos seguidos de crises de choro. Isso porque caso haja qualquer coisa que esteja deixando a criança nervosa ou agitada, com certeza vai refletir no sono do seu bebê. Sendo assim, perceba se ele demora mais do que o de costume para dormir, se acorda muitas vezes durante a noite ou se tem dificuldades para se levantar de manhã, por exemplo.

Hematomas pelo corpo

O aparecimento de hematomas e arranhões pode ser normal em crianças, principalmente devido às brincadeiras, mas saiba que eles também podem indicar algo mais sério. Os machucados podem ser sinais de que a criança vem sofrendo maus tratos da babá. Muitas crianças têm medo de revelar as violências físicas, porém é possível confirmar as suspeitas com uma investigação familiar.

Falta ou excesso de apetite

A perda ou excesso de apetite podem estar relacionados a traumas psicológicos que a criança passou recentemente, pois a alimentação está diretamente ligada às emoções humanas. Portanto, é fundamental prestar atenção em como a criança reage ao ser alimentada.

Sem vontade de brincar

Uma criança que brincava todos os dias, ao sofrer maus tratos pela babá, pode ficar deprimida e mostrar um certo desinteresse em brincar. Afinal, qual é a criança que não gosta de se divertir?

Além desses sinais, você também pode perceber outras coisas que indicam que seu filho é maltratado pela babá, como: má higiene, agressividade e rebeldia, falta de interesse pelas atividades comuns e busca desesperada por afeto.

Como o detetive particular atua em uma investigação familiar?

Ao contratar uma agência de investigação familiar, um dos primeiros passos que os detetives tomam é verificar os antecedentes criminais da babá, além de realizar uma análise profunda das redes sociais para começar a traçar a personalidade da profissional e investigar círculos de amizades.  

O currículo também é checado, bem como a busca por famílias que já trabalharam com a babá no passado, para colher referências e entender como eram os serviços prestados anteriormente.  

Dependendo do caso, com a autorização dos pais, o detetive também costuma instalar escutas e câmeras escondidas dentro da casa, para a gravação de vídeos e captação de possíveis provas. Assim, é possível saber o que acontece quando a babá está sozinha com a criança e tirar todas as dúvidas de uma vez por todas.

Porém, vale a pena dizer que boa parte dos maus tratos de crianças ocorrem fora de casa, como por exemplo, em parques. Nesse caso, o detetive disfarçado e com total sigilo segue a babá para registrar os momentos de lazer com as crianças, através de fotos e filmagens.

WhatsApp